terça-feira, 5 de abril de 2011

Resumo : Presentes De Reis Magos

    O livro de O . Henry, com adaptação de Paulo Sérgio descreve a história de um casal pobre , cujos nomes eram Della e Jim ,  que morava em um apartamento alugado , bastante pequeno e mobiliado , na entrada havia uma caixa de correspondência na qual  penetrava nenhuma carta e uma campainha que não funcionava . As vésperas de Natal , Della tinha apenas um dóllar e oitenta e sete centavos e muita tristeza no coração que a fazia chorar .
    Mais tarde , Della estava na janela olhando seu cabelo ondulado e brilhante como uma cascata de águas castanha  , pôs sua velha blusa e seu chapéu velho , descendo as escadas para rua , observou uma  tabuleta em que estava escrito : " Madame , cabelo de todos os tipos " . Parou e subiu as escadas correndo , chegando no salão , ofereceu seus cabelos a venda , por vinte dóllares . As horas voaram , Della  procurava o presente do seu marido em todas as lojas , mas não achava , ate que entro numa loja é comprou uma corrente platina para relógio , simples e barato . Depois que comprou o presente , Della foi para casa pensando se o  seu marido iria gostar .

       Seu marido nunca chegava atrasado , Della dobrou o relógio em sua mão e esperou seu marido , então , ela ouviu os passos do  marido na escada ao  mesmo tempo ficou pálida , Jim abriu a porta e diretamente seu olhar fixado no cabelo curto de sua mulher , a expressão que não conseguia interpretar o sentimento , nem censura , nem horror , nem surpressa . Della pediu que seu marido de vinte e dois anos não olhasse daquele jeito , sua mulher não podia passar o Natal sem dar lhe dar um presente .
      No natal , Jim tinha preparado costeletas para sua mulher é pôs um pacote embrulhado sobre a mesa , Della viu aquele pacote em
brulhado na mesa . Com os dedos brancos Della abriu o embrulho .. era um conjunto de pentes que  Della namorava por muito tempo numa vitrine da Broadway  . Jim não tinha visto ainda seu presente e estendeu sua mão sobre sua mulher .. ela os entregou o presente para seu marido , Jim caiu sobre a poltrona e sorriu . Seu marido tinha vendido o relógio para conseguir dóllares para comprar os pentes .
     Finalmente , observa - se que o casal Della e Jim embora pobres viviam uma história de amor e afeto , pois , numa data tão especial que é o Natal , houve a preocupação da troca de presentes , ou seja , doar - se mesmo diante de alguns sacrificios que foram símbolizadas no texto pelo corte de cabelo da mulher , e pela venda do estimado relógio . Assim o texto faz referência ao título presentes de Reis Magos , que significa simples , mas , ofertado com amor e sabedoria , pois , pequenos gestos fazem diferença na vida das pessoas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário